A CONQUISTA DO RIO BRANCO




Pode-se dizer, com segurança, que Roraima foi, praticamente, descoberto há apenas 250 anos. A Amazônia ficou mais de um século após o descobrimento do Brasil sem uma presença efetiva dos portugueses. Só em 1616, portanto 116 anos após Pedro Álvaro Cabral ter colocado os pés em terras do Novo Mundo, foi que se construiu o Forte do Presépio que deu origem à cidade de Belém, a porta de entrada do rio Amazonas e principal centro urbano da Amazônia.

Manaus, a segunda cidade em importância na região, nasceu em 1669 com a construção do Forte de São José do Rio Negro Decorreram, portanto mais de 53 anos, para que surgisse o embrião de Manaus No caso de Roraima, a conquista definitiva do rio Branco, apesar de Pedro Teixeira ter conhecido a foz do rio e ter lhe batizado com o nome de Branco em 1639, só em 1775 ou seja 275 anos, quase que três séculos após o descobrimento do Brasil foi aqui construído o Forte de São Joaquim marco consolidado da presença portuguesa nesta região.

A história de Roraima é, por conseguinte, uma história bem recente, contemporânea.

A história e conquista do rio Branco iniciou-se nas primeiras décadas do século XVIII. Francisco Ferreira e o Padre Carmelita Frei Jerónimo Coelho foram os primeiros a penetrarem no rio Branco com o objetivo de aprisionar indígenas e recolher produtos nativos como, por exemplo, tartarugas e em especial ovos deste quelônio para fazer manteiga.

O rio Branco era cobiçado também por espanhóis e holandeses, um holandês de nome Nicolau Horstman partiu da colônia holandesa no litoral, atingiu o rio Branco e daí o rio Negro, em 1741 Isto aumentou a preocupação portuguesa com a área uma vez que veio a se confirmar a existência de intensa transação dos holandeses com os indígenas do rio Branco através dos rios Tacutu e Jauaperi.

Os espanhóis, vindo do Orinoco entre 1771 e 1773, invadiram o território português do rio Branco, estabelecendo-se no rio Uraricoera. Foram, no entanto, derrotados por portugueses e brasileiros no rio Tacutu Os espanhóis fundaram, em nome da coroa espanhola três núcleos populacionais à margem do Uraricoera: Santa Rosa, São João Bautista de Cada Cada e Santa Bárbara. Os portugueses foram, na verdade, surpreendidos pelos espanhóis. Julgavam que aquele povo jamais chegaria ao rio Branco, uma vez que a cordilheira e a distância que separavam o Branco das povoações espanholas do Orinoco, representavam defesa natural para a área Puro engano. Os espanhóis sonhavam com o El Dorado, que seria um lago muito rico em ouro e pedras preciosas, coisa de que os portugueses desdenhavam quanto à sua existência




A ocupação efetiva do rio Branco tornou-se ponto de honra para os portugueses depois da batalha e expulsão dos espanhóis. Este episódio, da história de Roraima, colocou os portugueses da forma permanente no rio Branco. Após a guerra com os espanhóis, os portugueses apressaram-se em cumprir as ordens do Governo Colonial e entre 1775 e 1776 construíram o Forte de São Joaquim à margem do rio Tacutu próximo a junção deste com o Uraricoera.




Após a construção do Forte de São Joaquim, a colonização, através de aldeamentos indígenas, foi acelerada. Em 1777 já existiam 5 aldeamentos: N. S. da Conceição (no rio Uraricoera), São Felipe (no no Tacutu). N. S. do Carmo (no rio Branco), Santa Bárbara e Santa Izabel (também no rio Branco).
Esses aldeamentos foram completamente abandonados pelos indígenas entre 1780 e 1781 depois de um grande levante destes contra os portugueses. Os indígenas não aceitavam as condições impostas pelos colonizadores portugueses.

Nova tentativa de aldeamento (colonização) ocorreu em 1784 com 4 (quatro) novas aldeias: N. S. do Carmo, único que não aderiu ao levante anterior, São Felipe, São Martinho, Santa Maria e N. S. da Conceição Ainda assim em 1790 houve outra revolta maior e a experiência de colonizar os indígenas foi praticamente encerrada.


QUESTÕES


1. Quem foram os primeiros a desbravar o Vale do Rio Branco e o que eles buscavam na terra onde hoje fica localizado o território do Estado de Roraima?
2. Mesmo com o acesso ao Vale do rio Branco dificultado pela cordilheira dos Andes e da distância, os espanhóis avançaram pelo atual território de Roraima na década de 1770. Com base no texto, responda o que os espanhóis buscavam na região.
3. O que os portugueses fizeram para acabar com a presença espanhola no Vale do rio Branco?
4. Com a presença militar garantida pelo Forte São Joaquim, deu-se início a uma outra tentativa de fortalecimento da presença portuguesa em Roraima com os aldeamentos. Explique porque a estratégia do aldeamento fracassou.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estados Unidos entram na Primeira Guerra

CARTAZES SOVIÉTICOS