A revolução Russa



Após conflitos armados, os bolcheviques venceram os mencheviques e assumiram o governo da Rússia em 7 de novembro de 1917 (25 de outubro, no calendário russo). O poder passou a ser exercido pelo Conselho dos Comissários do Povo (os sovietes), liderado por Lenin (presidente), Trotski (assuntos estrangeiros) e Stalin (assuntos internos). 

O governo bolchevique estatizou os bancos e as indústrias, que passaram para o controle dos trabalhadores, e acabou com as grandes propriedades rurais, que começaram a ser administradas pelos camponeses. No início de 1918, firmou um acordo de paz com a Alemanha, retirando-se da Primeira Guerra Mundial. 

O controle do governo ficou a cargo do Partido Comunista Russo, denominação adotada pelos bolcheviques a partir de 1918. No ano seguinte, seus membros e os dirigentes de partidos comunistas existentes na Europa fundaram a Terceira Internacional, também conhecida como Komintern, com o objetivo de promover a revolução em todo o mundo. 

As antigas elites russas não aceitaram a derrota e se levantaram contra os comunistas. Os anos de 1917 a 1921 foram marcados por uma sangrenta guerra civil envolvendo o Exército Branco, apoiado pelas potências capitalistas europeias, e o Exército Vermelho, dos bolcheviques. Ao final do conflito, a vitória coube aos revolucionários. As perdas, porém, foram grandes para os dois lados: mais de 8 milhões de pessoas morreram por causa dos confrontos, das epidemias e das dificuldades econômicas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estados Unidos entram na Primeira Guerra

CARTAZES SOVIÉTICOS